DESTAQUES

Notícias

Fôlego total: Durante mais de sete horas SERJUSMIG participa de uma das maiores manifestações de rua da história de BH

15 de Março de 2017 20:10:34


A luta contra o desmonte da Previdência começou cedo nesta quarta-feira em Belo Horizonte. Logo pela manhã, por volta das 9h, mais de 100 mil manifestantes tomaram conta da Praça da Estação, no Centro da cidade. O SERJUSMIG, juntamente com Centrais Sindicais e Sindicatos de diversos segmentos, comandavam os milhares de trabalhadores que participavam do grande protesto contra a Reforma e, para tanto, contavam com o apoio da população. Os manifestantes exibiam faixas e entoavam palavras de ordem contra os absurdos contidos na PEC 287, que promete desmontar a Previdência Social no Brasil.

A presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, subiu ao carro de som, de onde, dirigindo-se aos manifestantes e à todos os transeuntes, ressaltou as principais injustiças que a chamada Reforma da Previdência comete contra os trabalhadores brasileiros, principalmente aqueles que mais precisam do benefício, que são as pessoas mais carentes. “Não é possível aceitar que as pensões por morte, por exemplo, possam ser pagas em valores inferiores ao salário mínimo! Não é digno que os viúvos ou viúvas não possam acumular o beneficio de aposentadoria com a pensão deixada por seus cônjuges falecidos! É inaceitável permitir que o governo desconsidere a dupla e até tripla jornada das mulheres e queira igualar a idade mínima para aposentadoria em 65 anos de idade! Dizer que a mulher hoje se encontra em pé de igualdade com os homens no mercado de trabalho é uma falácia tão grande quanto afirmar que há déficit nas contas da Previdência Social. Não podemos aceitar que os trabalhadores só tenham acesso à aposentadoria praticamente em seus leitos de mortes”, desabafou Sandra.

Após essa emocionante concentração, o grupo caminhou até a Praça 7, onde se reuniu a outras categoriais que lá estavam concentradas. De lá, todos seguiram numa imensa e contagiante passeata que coloriu as ruas da cidade e percorreu cerca de quatro quilômetros sob forte calor até chegar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Por volta das 13h30, dirigentes do SERJUSMIG deram uma pausa nos protestos contra a PEC 287 e foram para o plenário da ALMG, onde aproveitaram a presença de alguns parlamentares, para, das galerias, acenar os cartazes em defesa da Data-Base e pedir a eles apoio no sentido de que o PL 3840/2016 seja pautado. Do plenário, seguiram para o gabinete do presidente da ALMG, Adalclever Lopes (PMDB), a fim de reivindicar a inclusão do PL  na pauta do Plenário. Contatos feitos em defesa da Data-Base, os diretores do SERJUSMIG, funcionários do sindicato e um grupo de Servidores da Justiça de 1ª Instância, retornaram ao Espaço Democrático da ALMG, onde acontecia uma Audiência Pública contra a reforma da Previdência, que contou com a presença do ex-ministro da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas. 

“O dia de hoje registrou manifestações em todo o País e provou o quanto a população está indignada com esse desmonte da Previdência proposto pelo Governo. É indispensável que todos os cidadãos e trabalhadores, do setores público e privado, engrossem esse coro, pois a PEC vai tramitar em caráter de urgência. Quem não se envolver agora, certamente vai lamentar depois, caso não consigamos deter a aprovação deste projeto do Governo federal”, ressalta Rui Viana, vice-presidente do SERJUSMIG.

“Mais do que participar das manifestações, é preciso que todos nós cobremos de nossos deputados e senadores seu compromisso em defender os direitos do povo e não dos donos do capital, que vivem de sugar o sangue e o suor dos trabalhadores”, alerta Antônio Costa, diretor financeiro do SERJUSMIG.

As manifestações aconteceram em várias comarcas do Estado e também em outros Estados. O SERJUSMIG postará fotos tão logo as receba.

E fique atento! A luta hoje foi forte e estimulante! Mas ainda não acabou! Novos protestos serão realizados e os trabalhadores da Justiça de 1ª Instância devem se manter firmes na mesma até a vitória! 

Veja aqui o banco de fotos


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas