DESTAQUES

Notícias

Rodada de Viagens de abril leva às comarcas mineiras a campanha “Isonomia, já!

26 de Abril de 2019 18:03:55


A Rodada de Viagens 2019 continua a todo vapor. Nas comarcas visitadas neste mês de abril, os diretores do SERJUSMIG começaram a apresentar aos Servidores a campanha pela unificação das instâncias do Judiciário Mineiro. Assim como vem acontecendo nas secretarias e varas de Belo Horizonte, os diretores Ronaldo Ribeiro e Willer Ferreira se dedicaram a explicar aos colegas do interior as vantagens da isonomia.

“É importante que os colegas saibam que a unificação é uma determinação da Resolução 219 do CNJ. A Resolução já vem sendo cumprida em vários outros pontos, por que não nesse também? Os Servidores da 1ª instância, que são maioria no TJMG, também querem ter direito a concorrer à PV sem limite de vagas, ser remanejados a depender da demanda, entre outras vantagens que hoje, infelizmente, não podem ser usufruídas por todos”, pontuou Ronaldo.

O diretor Willer relembrou ainda que essa é uma luta antiga do SERJUSMIG e que o TJMG já possui experiência em projetos de unificação. “O Tribunal agiu com bastante competência quando unificou os quadros do extinto Tribunal de Alçada com os da Secretaria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em 2007. Baseados nessa experiência, acreditamos que a unificação das carreiras só trará benefícios a todos os Servidores, dando a todos os mesmos direitos”, frisou.

Outro tema de extrema importância tratado nas visitas foi a Reforma da Previdência e a intenção do governo em aprová-la o mais rapidamente possível. Quanto a esse ponto, os diretores falaram sobre as desvantagens para os Servidores da PEC 06/19, como o aumento significativo no tempo de trabalho para aqueles que desejam se aposentar com paridade e integralidade e também a implantação do sistema de capitalização, que levou à miséria milhares de aposentados no Chile.

Além disso, os diretores também explicaram aos trabalhadores do Judiciário a importância da luta contra a Lei Kandir, que provocou uma gigantesca queda na arrecadação dos estados, sem que haja a devida compensação dos valores pelo Governo Federal, como havia sido definido.

Os líderes sindicais reforçaram a importância dos Servidores não arrefecerem na mobilização e enviarem e-mails aos deputados reivindicando que eles votem NÃO à atual proposta.

Os Servidores se informaram ainda sobre o andamento das negociações das datas-base 2018 e 2019 e expectativas para implantação do Auxílio-Transporte e pagamento dos retroativos.

Vale-lanche

Os dirigentes expuseram aos Servidores as recentes vitórias conquistadas pelo Jurídico do SERJUSMIG, em especial a ação ordinária ajuizada em face do estado de Minas Gerais buscando a extensão do pagamento das parcelas denominadas “vale-lanche”, disciplinada pelas portarias 1522/03 e 1772/05 aos Servidores da 1ª Instância, integrantes das comarcas do interior do estado. O processo se encontra em fase de cumprimento de sentença.

Em abril, foram visitadas as seguintes comarcas: Barão de Cocais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Dores do Indaiá, Martinho Campo, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, Paraopeba, Perdizes, Pitangui, Pompéu, Rio Vermelho, Santa Bárbara, Serro e Três Marias.

A rodada de visitas não para! Clique aqui e veja as fotos de todas as comarcas visitadas em abril

Veja aqui as comarcas visitadas em março


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas