DESTAQUES

Notícias

Próxima sexta-feira, 14/6, é dia de Lutar pela Previdência Social!

10 de Junho de 2019 16:24:31


Na próxima sexta, 14, centrais sindicais e entidades representativas dos trabalhadores se unirão em todo o país, em atos públicos, manifestações e alguns segmentos em greve geral, em defesa da Previdência Social.

Desde 2016, com a distribuição da PEC 287/2016 pelo então presidente Michel Temer, o SERJUSMIG se estabeleceu como uma das entidades brasileiras que, de forma mais efetiva e concreta, vêm lutando contra os ataques à Previdência dos trabalhadores. Desde então, o Sindicato participa de TODOS os atos públicos, manifestações, palestras, seminários e greves contra a Reforma da Previdência. E continuará agindo assim até que a reforma se mostre realmente necessária, o que, até o momento, nem o governo de Temer, nem o de Bolsonaro conseguiu demonstrar.

O atual governo insiste na necessidade da Reforma, contrariando resultado de uma CPI realizada dentro do próprio Congresso Nacional e números da Auditoria Cidadã. Aliás, mais recentemente, já na discussão da PEC do atual Governo (06/2019), o ministro da Economia, Paulo Guedes, cobrado a provar o déficit alardeado aos quatro cantos do País, disse que não poderia fazê-lo, alegando que os números têm que ficar em sigilo, proibindo, ainda, acesso a estudos e pareceres técnicos que embasaram a proposta de reforma na Previdência.

Dia 14/06, trabalhadores de todo o País, dos vários segmentos do setor público e privado, voltarão às ruas para protestar contra a Reforma, como o fizeram este ano nos dias 22/3 e 30/5, para os quais o SERJUSMIG convocou sua categoria a participar. A participação nos atos segue também orientação da FENAJUD

Este ano, o SERJUSMIG, conforme decidido em AGE, optou por participar dos dois atos e por investir de forma maciça em uma campanha que se espalhou por todo o país, constituída por áudios nas rádios CBN, BH FM e Liberdade FM, capa falsa no jornal Metro, filme em redes sociais, painéis de led e outdoors veiculados em todo o estado. Confira aqui o material da campanha que está circulando há mais de um mês e tem sido um diferencial na luta contra a Reforma da Previdência.

Além disso, o SERJUSMIG tem sido presença constante nos gabinetes do deputados e senadores na Câmara Federal (como, aliás, ocorre na data de hoje). Por considerar que toda forma de luta é importante, o Sindicato vai participar novamente dos atos do dia 14, unindo-se aos demais trabalhadores nas ruas.

Para tanto, convoca os servidores da 1ª Instância - que nunca se furtaram do dever de efetivamente participar dessa luta, tendo sido, junto com a entidade que os lidera, um dos grandes responsáveis pela Reforma não ter sido aprovada até então - a fazerem parte do movimento desta próxima sexta.

Conforme orientação da FENAJUD e de outras entidades classistas, a ordem é participar dos atos de forma consistente, compreendendo as várias formas e possibilidades de participação, sejam elas panfletagem, manifestações, seminários, assembleias ou paralisação por um dia. Vale muito também conversar com as pessoas em seus locais de trabalho, no ponto de ônibus, na vizinhança, na família... Só não vale ficar parado! 

Sugerimos que aqueles trabalhadores do Judiciário mineiro cujo horário das manifestações coincida com o de seu trabalho, utilizem o recurso das compensações para aderirem ao movimento, artigo 70 e outros. E que no dia optem por usar camisa preta para trabalharem.

Vamos esclarecer a todos e todas: A REFORMA NÃO CORTA PRIVILÉGIOS, ELA PREJUDICA OS POBRES EM FAVOR DOS BANQUEIROS.

MULHER - Terá que trabalhar até os 62 anos de idade e contribuir por 40 anos, podendo, ainda assim, se aposentar com o salário mínimo.

SERVIDOR PÚBLICO - Idade mínima de 65 anos para homem e 62 anos para mulher, além de 40 anos de contribuição, para ter acesso a integralidade da média salarial. Servidor terá que pagar contribuição previdenciária que pode chegar a 22% e mais alíquotas extraordinárias, podendo elevar a contribuição até 40%. A reforma não considera as regras de transição de reformas anteriores.

 PROFESSOR - Para ambos os sexos, 60 anos de idade e 30 anos de contribuição.

BPC - Hoje, os idosos em situação de miséria têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo. A Reforma reduz para R$400,00, sendo restrito a apenas um idoso da casa.

APOSENTADO POR INVALIDEZ - A reforma propõe o absurdo da "aposentadoria por invalidez por tempo de contribuição".

TRABALHADOR RURAL – Os homens terão que trabalhar até os 60 anos e as mulheres até os 55, além de contribuírem por 20 anos. A idade da mulher vai aumentando a cada ano, até atingir 60 anos.

TODOS e TODAS -  Aposentadoria, pensão e todos os direitos poderão ser menores que um salário mínimo. A pensão por morte será de apenas 50% para o cônjuge viúvo e 10% para cada dependente até a maioridade, ou seja, é o empobrecimento das famílias. O tempo de contribuição depois da reforma trabalhista é praticamente inatingível.

CAPITALIZAÇÃO É O FIM: A capitalização descapitalizará o sistema atual e não assegura o novo sistema. Ou seja, aposentados atuais e futuros estarão nas mãos do mercado financeiro. A Previdência pública estará nas mãos dos banqueiros, que jamais se preocuparam com os lucros dos cidadãos(ãs), mas tão somente com os de seus acionistas. 

Outra ação importante no 14/06 é enviar e-mails aos deputados federais mineiros, cobrando-lhes que rejeitem a PEC 06/2019, já que está fartamente demonstrado tanto pela CPI do Congresso quanto pela Auditoria Cidadã que não há déficit, situação também corroborada pela recusa do atual governo em abrir as contas da Previdência.

Baixe aqui a cartilha "Reforma da Previdência - Servidor Público"

Nada está perdido! Muito pelo contrário!!

Para a Reforma ser aprovada pelo Congresso serão necessários 308 votos dos 513 totais. Até o momento, 144 deputados são contra e 134 estão em dúvida. Ou seja, é perfeitamente possível barrarmos esta reforma perniciosa e impedir que ela prejudique milhões de trabalhadores. Vamos à luta, colegas! Vamos escrever para os deputados e mostrar a eles a nossa força!

Portanto, Servidor, mobilize-se! No dia 14/6 vá trabalhar de preto, cole cartazes nos balcões das secretarias (modelos de cartazes aqui), mostrando a toda a sociedade que os servidores do Judiciário estão na luta contra a Reforma da Previdência. Várias manifestações, em diversos locais e horários estarão ocorrendo em todo o Estado. PARTICIPE! Fortaleça os atos de rua.

O SERJUSMIG informa que convocará uma AGE, em breve, para definir questões relativas à pauta específica da categoria, como também fará uma avaliação com sua base das ações até então tomadas (fruto de deliberação da AGE anterior) e, ainda, decidirá sobre a participação em possível nova greve geral deliberada por entidades de representação nacional.

Hora e local das manfestações de 14/6 (informações em atualização)

. Belo Horizonte: concentração às 10h, na Praça afonso Arinos (ao lado da Faculdade de Direito da UFMG)

Relembre a luta do SERJUSMIG contra a deforma da Previdência e pelos direitos dos trabalhadores: (em atualização)

30/5/2019 - Serjusmig defendendo os direitos dos trabalhadores na Reforma da Previdência

20/5/2019 - Assista ao vídeo da campanha do Serjusmig contra a Reforma da Previdência

15/5/2019Diga não a essa reforma!

10/5/2019 Exposições em Audiência Pública na ALMG são taxativas: a PEC 06/2019 irá acabar com a Previdência e com a Seguridade Social!

23/4/2019URGENTE: Reforma da Previdência será votada hoje pela CCJ. A hora é de mobilização!

16/4/2019 Assista ao vídeo sobre palestra promovida pelo SERJUSMIG acerca da Reforma da Previdência

10/4/2019 SERJUSMIG participa em Brasília de mais uma reunião contra a reforma da Previdência. Dia 12 tem audiência pública na ALMG!

4/4/2019Audiência Pública na ALMG discute prejuízos da Reforma da Previdência para as mulheres

25/3/2019SERJUSMIG e milhares de manifestantes tomam as ruas de BH em ato contra a Reforma da Previdência

14/3/2019Estudo de consultor do SERJUSMIG comprova: reforma da Previdência acaba com a aposentadoria dos servidores

22/3/2019 Próximo dia 22: servidores de todo o País vão para as ruas lutar contra o desmonte da Previdência!

8/2/2019SERJUSMIG vai às ruas reforçar a imperativa luta pela VIDA das mulheres

26/2/2019Em seminário na ALMG, técnicos provam que não existe rombo da Previdência e que aposentadorias deixarão de existir

25/2/2019AGE decide: SERJUSMIG deve continuar a luta e voltar a se reunir com presidente do TJMG em abril para definições

13/2/2019Defesa da Previdência e do serviço público serão prioridades da Fenajud e sindicatos filiados

1/2/2019Servidores e sociedade protestam em posse de deputados. SERJUSMIG marca presença

29/1/2019Sindicatos se unem para enfrentar ataques aos direitos dos trabalhadores

10/12/2018 - Novo artigo da série sobre Reforma da Previdência analisa proposta de Bolsonaro e Paulo Guedes

3/12/2018SERJUSMIG lança série com análise sobre Reforma da Previdência. Confira!

20/11/2018Reforma da Previdência, previdência complementar e sistema de capitalização serão temas do 20º Encontro de Delegados do SERJUSMIG

28/9/2018Desmonte da Previdência agita debates em Conselho de Representantes da Fenajud

7/3/2018 Ato em homenagem ao Dia Internacional das Lutadoras"

19/2/2018 Hoje, 19/2, é dia de luta contra a Reforma da Previdência

16/2/2019Atos contra a Reforma da Previdência: a ordem é reforçá-los

9/2/2018 DESMONTE DA PREVIDÊNCIA - Conheça a campanha do SERJUSMIG e a posição dos deputados

6/2/2018Primeiras AGE e Reunião Ampliada do ano apontam para um 2018 de união e lutas em defesa de direitos

1/2/2018SERJUSMIG organiza caravana a Brasília para ato contra a Reforma da Previdência

24/1/2018Ato contra a Reforma da Previdência marca Dia Nacional do Aposentado

19/1/2018Próxima quarta-feira: todos à Praça 7 em defesa da Previdência Social!

9/1/2018Frente Mineira se reúne e promete ações que irão abalar as estruturas da Reforma da Previdência

14/12/2018Pressão popular faz governo adiar votação da reforma da Previdência para fevereiro

5/12/2017SERJUSMIG volta às ruas contra a Reforma da Previdência

4/12/2017Palestras do XIX Encontro de Delegados estão disponíveis na íntegra no youtube

28/11/2017Dia 5/12: o desmonte da Previdência diz respeito a você, Servidor!

9/10/2017Em AGE, categoria delibera sobre PV, auxílios, data-base, dentre outros

4/10/2017SERJUSMIG participa de lançamento do Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais e de ato contra o desmonte da Previdência

30/8/2017 Servidores de BH protestam contra a destruição do Serviço Público

24/8/2017SERJUSMIG leva palestra sobre Reforma da Previdência à servidores da comarca de Betim

17/8/2017Agenda Minas destaca atuação do SERJUSMIG contra o desmonte da Previdência e em favor da Liberdade de Expressão durante evento da OAB-MG

10/8/2017SERJUSMIG participa do evento OAB Minas na Praça e orienta população sobre Reforma da Previdência

28/7/2017SERJUSMIG participa de palestra sobre a Reforma da Previdência

30/6/2017Servidores da 1ª Instância se unem a milhares de trabalhadores e fortalecem a Greve Geral

28/6/2017SERJUSMIG publica anúncios em jornais de grande circulação para comunicar à população sobre a Greve Geral do dia 30/6

27/6/2017A hora é de parar! Orientações sobre GREVE GERAL NACIONAL - 30/6/2017

9/6/2017Segunda 12/6: Palestra sobre a Reforma da Previdência

9/5/2017SERJUSMIG levará delegação de Servidores para o #OcupaBrasília contra as reformas trabalhista e previdenciária

24/4/2017Hoje, 24/4: Debate na ALMG discute Reforma da Previdência

24/4/2017AGE DECIDE: ATO dia 25 na ALMG em defesa da Data-Base e ADESÃO à Greve Geral Nacional dia 28

24/4/2017 Audiência Pública vai discutir a Reforma da Previdência, Trabalhista e Terceirização

20/4/2017Nova versão da Reforma da Previdência mantém prejuízos gigantescos. Veja parecer do assessor previdenciário do SERJUSMIG

20/4/2017GOLPE: Ao contrário da afirmação do governo, alteração do texto da reforma da Previdência não traz avanço

7/4/2017Agenda da luta contra o desmonte da Previdência

4/4/2017 Frente Mineira em Defesa da Previdência Social lança cartilha, site, página no Facebook e manifesto sobre declaração do presidente da República

16/3/2017 Contra Reforma da Previdência movimentos sindicais e sociais tomam conta das ruas no Brasil

15/3/2017Mesmo envolvido nas atividades de manifestação e caminhada contra o desmonte da Previdência, SERJUSMIG luta pela aprovação da data-base 2016

15/3/2017Fôlego total: Durante mais de sete horas SERJUSMIG participa de uma das maiores manifestações de rua da história de BH

14/3/2017 Semana de lutas contra o DESMONTE da Previdência!

9/3/2017Chuva forte não impede participação do SERJUSMIG na luta contra a violência às mulheres, inclusive a do desmonte da Previdência

9/3/2017 Consultor diz que reforma da Previdência rompe expectativas legítimas dos servidores

16/2/2017HOJE, 21/2: SERJUSMIG promove discussão sobre reformas da Previdência e trabalhista 

13/2/2017A luta incansável do SERJUSMIG para denunciar os absurdos contidos na Reforma da Previdência

10/2/2017 Se você acha que sabe o quão danosa será a Reforma da Previdência é porque você ainda não viu nada...

9/2/2017Em ato conjunto, entidades sindicais dizem Não à Reforma da Previdência

6/2/2017Como a Reforma da Previdência vai afetar você e a sua família

25/1/2017SERJUSMIG fortalece sua luta contra a Reforma da Previdência

24/1/2017Hoje, Dia do Aposentado, manifestantes se reúnem na Praça 7 para protestar contra a Reforma da Previdência

23/1/2017Vamos nos unir pelo Brasil, Servidores!

16/12/2016Domingo é dia de luta!

15/12/2016Consultor previdenciário explica como a reforma da previdência vai afetar a vida dos servidores e de seus familiares

14/12/2016 Dirigentes do SERJUSMIG estão em Brasília, tentando inverter a pauta da CCJ e levar Reforma da Previdência para audiência pública

13/12/2016Em Brasília, nossos guerreiros lutam incansavelmente pelos direitos dos trabalhadores

7/12/2016Reforma da Previdência do Governo Federal prejudica enormemente os trabalhadores

25/11/2016 Carreiras, PEC e Reforma Previdenciária: saiba o que aconteceu na programação da manhã desta sexta, 25

10/11/2016PARA TUDO! Amanhã, dia 11, é dia de Greve Geral. SERJUSMIG fará Ato no Fórum ao meio-dia

18/10/2016 Déficit da Previdência é uma falácia, dizem especialistas participantes de evento do SITRAEMG. SERJUSMIG esteve presente

14/10/2016PEC 241/2016 tem como meta as Reformas Previdenciária e Trabalhista

23/9/2016GREVE GERAL: Milhares de trabalhadores protestam contra a iminente retirada de direitos; ALMG registra a maior audiência pública da história

21/9/2016 Centrais sindicais, reunidas pelo DIEESE na sede do SERJUSMIG, prometem combater a retirada de direitos dos trabalhadores

19/9/2016 - Greve Geral Nacional: dia 22/09 todos vão parar em defesa dos direitos dos trabalhadores!

14/9/2016SERJUSMIG luta em Brasília pelos direitos dos Servidores. Já em BH, dirigentes participam de sessão do Órgão Especial que votou a Res. 822

13/9/2016 Milhares de servidores públicos se reúnem em Brasília contra a retirada de direitos dos trabalhadores; SERJUSMIG está presente

15/9/2016Caravana da resistência rumo a Brasília: projeto que põe em risco conquistas dos Servidores segue agora para o Senado

25/8/2016Artigo José Prata: "Reforma da previdência é só retrocesso para a classe trabalhadora"

22/8/2016Reunidos em AGE, Servidores se informam, debatem e definem rumos da luta

9/8/2016Reforma da Previdência terá exigência maior de anos de contribuição

8/8/2016 Carta aos parlamentares – Não ao PLP 257/2016 – Auditoria Já!

5/8/2016Servidor, mobilize-se com urgência!

1/8/2016 Reforma da Previdência vai afetar mais quem tem até 50 anos

27/7/2016Sindicatos se unem contra idade maior para aposentadoria

5/7/2016Governo Federal decide: trabalhador vai aposentar mais tarde, com salários e direitos menores

24/6/2016 Lançada em Minas a Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Previdência

22/6/2016SERJUSMIG convida deputados para participar de Audiência Pública, hoje, 23/6. Participe!

10/6/2016Entidades articulam a criação da Frente Mineira de Defesa da Previdência

1/6/2016 Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social é relançada em Brasília

12/5/2016 - Assista à palestra "Novas regras de aposentadoria e previdência complementar"

 


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas