DESTAQUES

Notícias

TJMG acata reivindicação do SERJUSMIG e oferecerá treinamento presencial do PJe

16 de Setembro de 2019 17:57:41


O SERJUSMIG vem lutando para que o TJMG ofereça aos seus servidores, de todas as comarcas, o adequado treinamento para a utilização do PJe. A velocidade com a qual o PJe vem sendo implantado em Minas Gerais não está acompanhada, infelizmente, de uma capacitação eficiente, capaz de sanar todos os problemas e todas as dúvidas que os servidores vêm enfrentando em suas rotinas.

O curso EaD, única forma de treinamento oferecida atualmente aos servidores, está se mostrando insuficiente e isso vem gerando, a cada dia, mais ansiedade e angústia para os trabalhadores, que continuam sendo cobrados por eficiência e produtividade, sem que, para isso, recebam condições para exercer de forma plena o seu ofício.

No dia 19/8, diretores do SERJUSMIG se reuniram com a juíza Lívia Lúcia Oliveira Borba (foto à esquerda), Superintendente Adjunta de Planejamento da Secretaria da Corregedoria Geral de Justiça do TJMG, para discutirem formas de solucionar o grave problema enfrentado por servidores de todo o estado em relação à utilização do PJe e SEEU.

Na ocasião, os sindicalistas reivindicaram à juíza que treinamentos presenciais, ainda que de forma regionalizada e com o treinamento de multiplicadores, fossem retomados pelo Tribunal, e formalizaram o pedido por meio de um ofício. A juíza ouviu atentamente os relatos dos sindicalistas e informou que iria criar um processo no SEI com essa reivindicação, a fim de colher manifestações de todas as áreas responsáveis.

Antes disso, em maio, dirigentes do SERJUSMIG já haviam se reunido com o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, na presença também da Dra. Lívia (foto abaixo, à direita), para solicitar aperfeiçoamento do treinamento e do suporte no PJe.

Resultado

Na última sexta-feira, a Gerência de Acompanhamento e de Suporte aos Sistemas Judiciais Informatizados da Justiça de Primeira Instância – GESIS encaminhou à diretoria da SEPLAN uma manifestação que trata sobre os planos de aula acerca do curso de aperfeiçoamento do Sistema PJe presencialmente em Belo Horizonte, atendendo, portanto, ao pleito do SERJUSMIG.

O curso será disponibilizado a alguns representantes, nomeados pelos seus respectivos juízes, de comarcas que tiveram treinamento exclusivamente via EaD. Esses trabalhadores receberão capacitação, de forma a se tornarem multiplicadores do conhecimento aos seus colegas de secretaria. A expectativa é que, para viabilizar essa ação, os multiplicadores fiquem afastados de suas atividades nas secretarias de juízo, com a finalidade de se dedicarem exclusivamente ao repasse de conhecimento.

As duas primeiras turmas já estão agendadas: a primeira acontecerá de 21/10 a 25/10 e a segunda de 4/11 a 8/11. Serão 40 horas por turma, distribuídas em cinco dias.

Com o desenvolvimento dessa proposta, a GESIS espera que o trabalho desenvolvido pelas comarcas que utilizam o PJe possa ser incrementado em termos de qualidade e celeridade, aumentando também a segurança dos servidores no manuseio do sistema. 

O SERJUSMIG continuará lutando para que essa capacitação, seja ela presencial ou por meio de multiplicadores, consiga de fato chegar, de forma eficaz e eficiente, a todos os servidores, de todas as comarcas do estado.

Participe, Servidor

Com o intuito de entender melhor como os Servidores vêm lidando com o uso dos sistemas do TJMG, o SERJUSMIG lançou uma pesquisa on-line sobre o tema. A ideia é compilar as respostas obtidas e usá-las como ferramenta para subsidiar nossa atuação junto ao Tribunal, visando minimizar as dificuldades encontradas pelos Servidores na utilização dos sistemas.

A pesquisa ficará disponível até o dia 13/10/2019. O formulário é bem simples e está disponível aqui.  

Participe, Servidor! Conhecer suas necessidades é o primeiro passo na busca por soluções.


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas