DESTAQUES

Notícias

Assédio Moral, Unificação e Resumo de Lutas são as pautas da tarde deste sábado

30 de Novembro de 2019 20:18:37


A tarde de sábado foi muito produtiva para os participantes do XXI Encontro de Delegados. O evento começou sua programação com uma palestra do psicólogo e especialista em saúde do trabalhador, Arthur Lobato.

Em sua fala, o psicólogo frisou que é fundamental que o servidor saiba se preservar das cobranças excessivas do ambiente de trabalho. Ele ressaltou que o aumento da pressão, com a implementação de diversos procedimentos eletrônicos têm levado ao adoecimento não só físico como também mental dos Servidores. “Aumento do ritmo, sobrecarga, excesso de tarefas, controle do tempo, produtividade, redes sociais corporativas on-line 24hrs, invasão do espaço particular e social pelo trabalho. Todos esses são fatores que levam ao estresse e ao sofrimento psíquico”, ressaltou.

Lobato finalizou sua apresentação reforçando a importância de os colegas cuidarem uns dos outros e terem empatia. “Depressão é uma doença ainda muito marginalizada. A pessoa é desacreditada, pois o sofrimento mental não tem como ser mensurável.  Por isso, é tão importante o apoio ao colega que retorna ao trabalho depois da licença. É necessário carinho e empatia, pois pequenos atos fazem uma grande diferença na vida da pessoa em depressão”, disse.

A palestra foi transmitida ao vivo e está disponível aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unificação

Outro tema abordado no evento foi a unificação e a importância da conquista para a categoria. O vice-presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto, fez uma breve explanação acerca do tema, reforçando que essa conquista finalmente coloca todos os Servidores do Judiciário mineiro como iguais, concedendo-lhes efetivamente os mesmos direitos a todos.

O vice-presidente explicou que o percentual conquistado de vagas para a PV no PL, depois de muita luta junto ao TJMG e ALMG, foi muito significativo e reforçou que essa luta ainda continua. “A carreira estaria represada caso não conseguíssemos uma abertura no limite de vagas. 25% dá uma margem importante e abre possibilidades para centenas de Servidores. Mas nossa luta continua”, frisou.

A palestra foi transmitida ao vivo e você pode assisti-la aqui.

Resumo de Lutas

A tarde foi encerrada com a apresentação da vice-presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini. Em sua fala, Sandra expôs todas lutas que o Sindicato integrou durante o ano, sejam elas nacionais, estaduais e específicas dos direitos da categoria. Lutas que ocorreram nas ruas, nos gabinetes de deputados e do TJMG, em Brasília, em Belo Horizonte e nas comarcas.

A apresentação começou com um vídeo que ilustra bem a participação da categoria em todas as frentes de luta. Logo após, o técnico do Dieese, Thiago Rodarte, fez uma breve explanação acerca do cenário político e  fiscal do Estado e falou sobre o que os Servidores podem enfrentar no próximo ano.

Sandra também falou sobre as lutas nacionais apoiadas pelo Sindicato. Em 2019, o SERJUSMIG abraçou duas grandes campanhas, em parceria com a AFFEMG e o SINDIFISCO-MG, uma contra a Reforma da Previdência e outra que pede o #fimdaleikandir. Além disso, integrou manifestações, audiências públicas e aderiu a greves que lutavam pela manutenção dos direitos dos trabalhadores dos setores público e privado.

Com relação às demandas específicas da categoria, Sandra falou sobre as lutas pela implementação dos auxílios e pagamento dos retroativos, majoração do auxílio-creche e do vale-lanche, posse dos aprovados no concurso, condições dignas de saúde e quitação das parcelas da data-base 2017.

A vice-presidente falou ainda sobre a negociação das datas-bases 2018 e 2019 e afirmou que, vencidos os inúmeros desafios que se apresentaram nos cenários fiscal e orçamentário, em especial decisão do TCEMG de setembro e divulgação há poucos dias sobre melhoria no cenário financeiro do Estado, no momento há uma perspectiva favorável a um bom desfecho das negociações e o SERJUSMIG não se furtará à luta, como nunca se furtou. Registrou que ao longo de todo o ano o SERJUSMIG tem mantido diálogo e negociação persistente com a Administração do TJMG.

Você pode assistir a palestra aqui

Confira todas as fotos aqui

Leia também: Tem início, em Contagem, o XXI Encontro de Delegados do SERJUSMIG


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas