DESTAQUES

Notícias

Xampu e detergente: veja alternativas de prevenção na falta do álcool em gel

24 de Março de 2020 11:57:37


A escassez de álcool em gel tem feito muita gente se perguntar o que fazer para higienizar as mãos e evitar o novo coronavírus (Covid-19). Para ajudar quem está em dúvida, ouvimos a professora Giliane Trindade do Laboratório de Vírus, do departamento de microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Geras (UFMG), que deu algumas dicas.

Além de lavar as mãos com água e sabão podem ser usados também detergente e até mesmo xampu. "Os vírus podem sobreviver até 9 dias nas superfícies. Sendo assim a higienização é bem importante. Os vírus podem ser mortos com produtos a base de etanol acima de 70%, peróxido de hidrogênio acima de 0,5% e hipoclorito de sódio acima de 0,1%", explica a professora. 

Segundo a especialista, o ideal é levar as mãos por mais de 20 segundos para que a limpeza fique bem completa. Se estiver na rua e sem álcool em gel, uma das soluções e colocar água e sabão em um vidro e levar lenço umedecido ou papéis que possam secar as mãos, após a utilização da solução. O álcool líquido também pode ser usado, mas é importante lembrar que ele pode irritar e até queimar as mãos. 

"Depois que você entra no ônibus e se senta, é ideal higienizar as mãos, por que corre o risco de se levar as mãos na boca e quando se desce do ônibus é importante fazer a mesma coisa. Em casa, o ideal é higienizar o piso com água sanitária e outros produtos de limpeza, temos que lembrar que as pessoas cospem no chão e nossos calçados ficam contaminados", enfatiza.

Giliana explicou como o vírus é transmitido. "Ele passa por gotículas de saliva, quando a gente fala, quando tossimos ou espirramos. Essas gotículas depositam nas nossas mucosas ou em superfícies e os vírus ficam ali", concluiu. Por isso é importante também manter distância de outras pessoas. 

Fonte: O Tempo / Repórter: Natália Oliveira / Foto: Marcello Casal Jr


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas