DESTAQUES

Notícias

Bancos permitem suspensão de parcelas de financiamento por 60 dias

25 de Março de 2020 12:32:14


Os financiamento de imóveis e veículos podem ser suspensos por até 60 dias de acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN) . A medida deve ser atendida pela Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander.

De acordo com superintendente da Caixa, Paulo Gorayeb, além da negociação de financiamento poderá ocorrer também de outras dívidas com o banco.

"Essa medida foi aprovada em resposta à crise provocada pelo novo coronavírus, e já tem um grande número de adesões nacionais. Serão permitidas que os financiamentos com até duas parcelas em atraso sejam congelados", explicou.

Pela caixa, a solicitação tem que ser feita via internet para evitar que as pessoas saiam de casa.

"O serviço pode ser solicitado de cada mesmo para evitar a aglomeração de pessoas usando o internet banking ou pelos números de telefone", disse.

De acordo com o economista Fabio Martinez, a suspensão das parcelas permite a organização financeira das famílias.

"As pessoas podem pagar contas prioritárias como água, luz e alimentação e outros produtos que entraram na conta do brasileiro, gastos que entraram na vida das pessoas como produtos de limpeza e de supermercado, o álcool em gel por exemplo que vem sendo comprado em maior quantidade do que o normal. Além do aumento da conta de energia, por outro lado, haverá queda nos gastos . Dessa forma, o brasileiro consegue ter uma sobrevida financeira. Quando há essa possibilidade de não pagar essas contas, as pessoas tendem a consumir mais, essa renda que não precisa ser destinada as parcelas da casa poderá ser destinado a empresas locais com delivery, injetando dinheiro na
economia", explicou.

Caixa

A Caixa esclarece que é possível a pausa de até 2 encargos para contratos habitacionais de pessoa física ou pessoa jurídica, exceto para os casos em que o cliente esteja utilizando o FGTS para pagamento das prestações mensais. As prestações pausadas serão incorporados ao saldo devedor.

As mesmas condições estão sendo oferecidas para clientes que possuem operação de Home Equity com a Caixa Imóvel Próprio e que já possuam ao menos 11 parcelas pagas. Não há limite de valor para os contratos.

O serviço de pausa estendida pode ser acessado através do Aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (0800-726 8068), ou ainda pelo Telesserviço ( 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA), de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos com Pessoas Físicas.

No caso do app, é necessário atualização da versão através da loja de aplicativos.

Agências estão com horário de abertura local antecipado em 01 hora para atendimento aos clientes enquadrados como grupo de risco da Covid-19.

Já para os contratos habitacionais com pessoas jurídicas o cliente deverá entrar em contato com seu gerente para formalizar a solicitação.

Fonte: Folha BV / Foto: Nilzete Franco


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas