DESTAQUES

Notícias

Indispensáveis, Servidores e Servidoras do Judiciário mineiro seguem trabalhando pela sociedade!

01 de Abril de 2020 15:32:24


Em momentos de mudança extrema em rotinas de praticamente todos os setores do país, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o SERJUSMIG anuncia com muito orgulho e responsabilidade: Os Servidores da Justiça de Minas Gerais não estão parados. Eles seguem trabalhando para a população!

Desde o dia 19 de março, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vem publicando portarias com o intuito de regulamentar a nova rotina de trabalho dos Servidores e magistrados durante esses tempos de pandemia.

A ideia é não interromper as atividades judiciárias, em especial aquelas urgentes e que visam atender as necessidades inadiáveis da população. 
Para tanto, criou-se um plantão extraordinário, onde a maior parte dos Servidores trabalha de suas casas – adaptadas por estes como postos de trabalho – e outros seguem trabalhando presencialmente em unidades da justiça mineira, em regime de plantão emergencial.

Isolamento social é orientação unânime das autoridades competentes

De acordo com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e entidades sanitárias, o isolamento social é fundamental para conter a proliferação do novo coronavírus. Assim, os Servidores estão trabalhando prioritariamente em suas casas, em regime de home office, para continuar servindo à sociedade e, mais do que nunca, protegendo-a. A diferença é que agora não protegem só os direitos legais da sociedade, mas também, e principalmente, o direito maior e mais precioso: a vida. Por isso, está sendo garantido o distanciamento social, com a manutenção do trabalho em home office, da maioria dos Servidores.

As ferramentas tecnológicas disponíveis possibilitam aos Servidores, na maioria dos casos, cumprir suas atividades em casa e ao mesmo tempo contribuírem para conter a propagação do vírus. Tudo isso sem prejudicar a prestação jurisdicional, que continua sendo prestada com qualidade, eficiência e presteza, que se consubstancia no cumprimento da missão institucional do TJMG. Os Servidores são peças fundamentais na consecução desta missão e de levar a Justiça a toda a população das Minas Gerais. Sem Servidores não há Justiça!

Tanto em BH quanto nas outras 296 comarcas do Estado, alguns Servidores ainda continuam cumprindo o regime de plantão extraordinário presencial. O SERJUSMIG espera que o TJMG solucione essa situação, afastando, senão todos, pelo menos a maioria do contato social, contribuindo e efetivando ainda mais o que é recomendado pelas autoridades em saúde pública de todo mundo. Alguns países estão muitos estágios à frente da pandemia e por isso podem e estão munindo as autoridades brasileiras de orientações fundamentais a serem seguidas para que o quadro gravíssimo projetado possa ser minimizado.

A Justiça é um serviço essencial

Por isso, nas 297 Comarcas do Estado, presencialmente ou em home office, Servidores e Servidoras seguem no dia a dia de trabalho, cumprindo milhares de processos judiciais, dando fundamental contribuição para a contenção da expansão do contágio pelo coronavírus e para o alcance da Justiça pelo povo mineiro.

“Os servidores da Comarca de Andrelândia vem tranquilizar a população. O Fórum está fechado para o expediente externo, mas a Justiça não parou, presencial ou virtualmente, estamos trabalhando arduamente para atender a população” – Servidores da Comarca de Andrelândia

Comarca de Cataguases

Comarca de Itanhomi

“Seguimos com os trabalhos na Comarca, com escala presencial e trabalho de casa! O Judiciário não para!” - Janaíne Knupp dos Santos, Comarca de Espera Feliz

Comarca de Rio Pardo de Minas

Comarca de Arcos

Comarca de Rezende Costa

"Em um momento difícil em que a sociedade se viu compelida a mudar hábitos e rotinas, nós, servidores do Judiciário, não cruzamos os braços. Não nos falta comprometimento com a continuidade da prestação de serviço. Em casa, com o desafio de nos adaptarmos à nova rotina, seguimos com a nossa missão de contribuir para que a Justiça não pare!" - Servidores da Comarca de Inhapim

 

Você sabia que a produtividade do Poder Judiciário está em alta, mesmo durante a pandemia? Acesse nossa matéria e veja os números. 

 

Veja mais fotos dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário mineiro no nosso álbum.

Assista abaixo ao vídeo da campanha sobre o trabalho dos Servidorres do Poder Judiciário de Minas Gerais durante a pandemia do Coronavírus:

O SERJUSMIG segue na luta incansável para proteção dos trabalhadores do Poder Judiciário Mineiro, contribuindo para que vençamos a guerra sanitária contra o inimigo mortal e invisível. Fiquem em casa, pois todas as vidas importam!


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas