DESTAQUES

Notícias

Nova projeção da UFMG prevê pico do coronavírus em Minas entre 6 e 20 de maio

07 de Abril de 2020 16:25:09


Nova projeção feita pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Economia da UFMG indicou que o pico do coronavírus no estado deverá acontecer mais tarde do que o previsto inicialmente. A data estimada agora é entre os dias 6 e 20 de maio - no fim de março o pico era previsto entre 27 de abril e 11 de maio. 

Especialistas avaliam que a alteração é resultado das medidas de isolamento, com o "achatando da curva", o que é essencial para evitar que o sistema de saúde entre em colapso e consiga garantir atendimento para todos os pacientes que apresentarem complicações. 

Em entrevista à Itatiaia nessa segunda-feira (6), o governador de Minas, Romeu Zema (Novo) admitiu que "escolas, cinemas, casas de show, jogos de futebol, que são onde temos centenas ou milhares de pessoas" só devem voltar a ser realizados a partir de julho. 

Conforme o Cedeplar, no pico da curva, 4,78% da população de Minas terá sido contaminada com o vírus. Professor de economia e integrante da Cedeplar, Rafael Ribeiro destaca que a evolução do vírus em Minas está mais lenta do que Rio de Janeiro e São Paulo.

Secretaria de Saúde prevê outra data para pico

Apesar da projeção da UFMG, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) trabalha com outra data: entre 25 e 27 de abril. A estimativa foi anunciada nessa segunda-feira (6) pelo secretário Carlos Eduardo Amaral. 

"Nós estamos tratando que o pico, ele estará entre o dia 25 e o dia 27 de abril. Mas como nós, a toda semana, estamos reavaliando e fazendo levantamento da epidemia em relação ao estado de Minas, isso pode mudar", disse o secretário Carlos Eduardo.

Conforme dados da pasta, Minas possui 525 casos confirmados, e 9 mortes. No Brasil, o Ministério da Saúde confirma 553 óbitos mais de 12 mil positivos.

Fonte: Itatiaia / Foto: Pedro Vilela


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas