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Home Office do SERJUSMIG: ACESSE AQUI OS CONTATOS DO SERJUSMIG DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

08 de Abril de 2020 19:30:09


Diante da necessidade de proteção à saúde da coletividade frente à pandemia do novo coronavírus, desde o dia 19 de março, o SERJUSMIG suspendeu o atendimento presencial aos seus associados e ao público em geral. A sede ficou fechada, mas o SERJUSMIG não parou o atendimento às necessidades urgentes de seus filiados e serviços essenciais.

O home office foi a solução encontrada para assegurar a continuidade do atendimento ao servidor e da luta em defesa dos direitos da categoria. E, é claro, dentro das limitações esperadas, tem funcionado a pleno vapor e muito bem.

O atendimento às demandas urgentes de responsabilidade da diretoria jurídica do sindicato continuou sendo feito pelos contatos disponibilizados nas mídias sociais da entidade. O mesmo aconteceu com as questões afetas à presidência. A saúde do servidor, no que se refere às urgências referentes ao convênio com a Unimed, também receberam atendimento pelo home office. No caso das hospedagens no Residencial SERJUSMIG, por cautela em virtude de denúncia de um caso de COVID-19 nas proximidades do condomínio, o benefício foi temporariamente suspenso. O SERJUSMIG espera que em breve haja condições seguras para retornar com o serviço. O atendimento odontológico, também, por ora, e em favor da saúde dos profissionais do consultório do SERJUSMIG e dos servidores e seus beneficiários, encontra-se temporariamente suspenso.

A diretoria, por sua vez, se manteve firme na tomada de decisões e condução das ações jurídicas, administrativas e políticas. A distância social imposta em favor da contribuição que cada um precisa e deve dar para minorar a velocidade da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) foi diminuída por ferramentas que possibilitam as reuniões virtuais.

Imagem de uma das muiotas reuniões virtuais da diretoria do SERJUSMIG

Também os telefones, e-mails, redes sociais e outros meios tecnológicos têm contribuído para que o SERJUSMIG supere dificuldades, cumpra seu papel de cuidar das demandas de sua base, proteja seus funcionários, diretores e familiares e exerça o papel maior, que é de responsabilidade com a coletividade, ameaçada neste momento por um vírus altamente contagioso, frente a um serviço de saúde despreparado para receber e tratar os contaminados.

 

Pelo isolamento social e trabalho protegido

Num breve resumo, olhando os sites e demais mídias do sindicato, os servidores poderão verificar que o SERJUSMIG se manteve e mantém firme na luta pela saúde e isolamento social dos servidores, a fim de que seja assegurado a todos o trabalho em home office, e só e somente só em casos de esgotadas todas as possibilidades, em sendo situação urgente, que represente uma necessidade inadiável, esse atendimento, agendado, ocorra presencialmente (pelo tempo em que for necessário e não desnecessariamente mantendo funcionário de plantão por 6 horas no fórum).

Não menos firme tem sido a luta do SERJUSMIG para que o Tribunal cumpra o seu dever legal e moral de fornecer os equipamentos de proteção individual indispensáveis, tais quais luvas, máscaras, álcool em gel, sabão, limpeza dos locais, móveis e equipamentos com os quais os servidores eventualmente escalados para comparecer presencialmente precisem lidar.

 

A meta de todos deve ser preservar a vida

E combater os abusos faz parte das atividades do SERJUSMIG neste período de home office. O sindicato enviou ofício ao e-mail institucional de todos os magistrados/diretores dos fóruns requerendo o cumprimento das diretrizes de isolamento e de total proteção à vida dos Servidores. Nos casos em que foi denunciado abuso acionou o TJMG, tendo notícia de que algumas situações graves foram corrigidas. 

Quanto a casos em que a insensibilidade e irresponsabilidade de alguns superiores hierárquicos ainda prevalece, o sindicato promete que, se não encontrar respaldo para reversão junto aos setores competentes do TJMG, em especial a presidência e a corregedoria, buscará por todos os meios cessar tais abusos. Nada é mais precioso que a vida. E cobrar presença de servidor em fórum pelo marketing pessoal, ou para cobrança de metas em virtude de aspirações de escalada de carreira não é algo admissível. É desprezível. 

E por falar nisso, o SERJUSMIG também requereu à administração do TJMG que a avaliação de desempenho, pelo período que durar a pandemia, seja decotada do período aquisitivo do servidor. Afinal de contas, não é justo avaliar com requisitos iguais, os desiguais. Afinal nem todos foram treinados, tiveram equipamentos adaptados, ou já possuem internet, computadores e outros com idêntica qualidade daqueles antecipadamente preparados para o teletrabalho.   

 

Tentativas de retirar direitos

De forma ilegal e imoral, a Câmara dos Deputados tentou, pelo menos por duas vezes durante a pandemia, retirar direitos dos trabalhadores do serviço público.
Em uma delas, através de emendas apresentadas à PEC 10/2020, que chegou em 31 de março e em dois dias já estava sendo votada em segundo turno no plenário. Duas emendas oportunistas foram apresentadas pelo partido NOVO, as quais, se aprovadas, reduziriam os salários de servidores em até 50% de acordo com a faixa etária salarial.

O SERJUSMIG acionou deputados, alertou e mobilizou sua base e, pela pressão, as emendas foram rejeitadas.

Mal respiramos e foi colocado em votação o PLP 149/2019, que em troca de ofertar “ajuda financeira” aos Estados, cobrava uma contrapartida, mais uma vez baseada em congelamento salarial e de carreira de servidores, privatizações, dentre outros absurdos. Mas, por ora, também esse ataque covarde foi afastado. Continuamos vigilantes e prontos a mobilizar a categoria e atuar junto ao parlamento mineiro e ao Congresso Nacional contra a retirada de direitos arduamente conquistados por nós trabalhadores em tantos anos de lutas.

 

Continuamos prontos a atender o servidor

Reiteramos: o serviço não parou e não vai parar. Só ó estamos exercendo da forma recomenda pelas autoridades de saúde. Neste momento, é preciso envolvimento, compreensão e solidariedade de todos. A saúde é o bem mais precioso e a preocupação com sua preservação foi colocada em primeiro lugar pelo SERJUSMIG.

NÃO SAIA DE CASA SE NÃO FOR ESTRITAMENTE NECESSÁRIO! Ficar em casa é preservar a sua vida, a dos seus entes queridos e diminuir o rastro de destruição que a PANDEMIA do novo coronavírus (Covid-19) já causou e que lamentavelmente ainda causará à população mundial. Ficar em casa é um gesto de amor ao próximo, inclusive em relação àquelas pessoas que precisam sair de suas casas por exercerem funções essenciais à sociedade.

Vocês, Servidores e Servidoras, são exemplos de dedicação. Neste momento, trabalham da melhor forma possível para atender à sociedade, sem colocá-la em perigo! Orgulhamo-nos de vocês e fizemos um vídeo e matéria especial em homenagem a essa dedicação.

Estamos aqui, trabalhando em defesa dos seus direitos!

Funcionários do SERJUSMIG seguem em atendiemnto aos Servidores de suas casas

Contatos SERJUSMIG

Horário de Atendimento: Das 9h às 12h e das 13h às 18h. 

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José Luiz: (31)99758-4348 – asses.diretoria@serjusmig.org.br

Departamento Jurídico
Pollyanna: (31)99881-9344 – juridico.sjm@serjusmig.org.br / juridico@serjusmig.org.br
Michelle: (31)99930-7221 – juridico.michelle@serjusmig.org.br
Lilian: (31)99551-6054 - juridico.lilian@serjusmig.org.br

Previdência
Dúvidas sobre a Previdência dos Servidores: previdencia@serjusmig.org.br
Dúvidas sobre a Reforma Previdenciária, Administrativa e Sindical: reforma@serjusmig.org.br

Departamento UNIMED/Convênios
Elexsandra: (31)97179-0667
Hegrid: (31)99873-8630
Juliana: (31)99704-1478
Kênia (exclusivo para atendimento aos aposentados): (31)99513-6592
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