DESTAQUES

Notícias

Congresso vai discutir adiamento das eleições sem prorrogação de mandatos

22 de Maio de 2020 10:43:14


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia  (DEM-RJ) , disse nesta terça-feira (19) que estuda formar uma comissão mista com o Senado para tratar do adiamento das eleições municipais de 2020, mas sem prorrogação de mandato.

“O presidente David [Alcolumbre] vai constituir um grupo em conjunto com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição. Se vamos mantê-la ou se a decisão do parlamento vai ser por modificá-la dentro do próprio mandato, em uma outra data”, disse. A decisão também deve passar pelo TSE.

Ainda de acordo com Maia, o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato é uma posição quase unânime na discussão que teve com os líderes nesta segunda-feira (18). “A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato.”

Mais tarde, o presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), também comentou a iniciativa. “Vamos constituir um grupo de trabalho ou uma comissão especial formada por deputados e senadores e com a participação, naturalmente, do TSE.”

“Tivemos uma conversa produtiva com o Ministro Luís Roberto Barroso, que nos próximos dias vai assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, com o presidente do Supremo, Dias Toffoli e com o presidente [Rodrigo] Maia, sobre o momento de pandemia que estamos vivendo no Brasil e essa incerteza do processo eleitoral", apontou.

Alcolumbre afirmou estar  acompanhado o que chamou de "aflição dos brasileiros em relação ao problema de saúde pública e a preocupação com a democracia, as instituições e com as eleições municipais" e disse ainda que, nessa conversa entre os diferentes poderes, ficou satisfeito com a presença e a participação do ministro Barroso por sua postura ao prestigiar "o fortalecimento do parlamento, confiar que qualquer alteração ou mudança neste processo tem de ser feita com a participação do parlamento brasileiro. Isso é um sinal de respeito às instituições. Quero agradecer essa compreensão do ministro Barroso, que reconhece a nossa importância e nosso papel na história nacional.”

Fonte: Congresso em Foco / Foto: Pablo Valadares


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas