DESTAQUES

Notícias

Reforma da Previdência será entregue esta tarde na ALMG; Em carta aberta, entidades denunciam que a reforma apenas agravará a crise no Estado

19 de Junho de 2020 12:26:47

Sob a justificativa de ser a única alternativa para retirar o estado de Minas Gerais da crise financeira em que se encontra, a Reforma da Previdência será apresentada pelo governador Romeu Zema na tarde de hoje, 19, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Organizados para defender os direitos dos Servidores Públicos do estado, o SERJUSMIG se une a entidades de trabalhadores para traçar estratégias e protocolam na ALMG, no início desta tarde, Carta Aberta contra a reforma.

No documento, o coletivo de entidades denuncia que a reforma somente retira direitos dos trabalhadores, enquanto a crise financeira segue e se aprofunda. A Carta lembra, ainda, que mesmo em crise, “o atual Chefe do Executivo, voluntariamente, e com grande prejuízo para Minas Gerais, abdicou de mais de R$135 bilhões em créditos da Lei Kandir, valor equivalente ao dobro do que alega existir de rombo nas contas da Previdência estadual”.

O grupo de entidades, que representa mais de 32 mil Servidores de todas as cidades mineiras, aponta que as medidas anunciadas para a Reforma da Previdência irão agravar ainda mais a crise, na medida que retiram poder de compra dos aposentados, e afeta a renda de Servidores Públicos.

Com 214,3 mil servidores, o equivalente a quase 60% de todo o quadro de funcionários ativos de Minas Gerais, os trabalhadores da educação, por exemplo, temem que as novas regras previdenciárias diminuam ainda mais o poder de compra da categoria, sendo que o recurso fará falta à economia da maioria dos municípios mineiros e a milhares de famílias que são sustentadas com os salários e proventos dos Servidores Públicos.

Junto ao SERJUSMIG assinam a Carta a AFFEMG, SINDIFISCO-MG, SINDISEMP-MG, SINJUS-MG, SINTC-MG, SINDALEMG, além das entidades e federações nacionais FEBRAFIT, FENAFISCO, ANSEMP, FENACONTAS, FENAMP, CSPB, NCST-MG e FENAJUD.

A solenidade de entrega da proposta oficial de Reforma da Previdência do Estado está marcada para as 14 horas desta sexta, 19, no Salão Nobre da ALMG. Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o encontro será fechado e transmitido ao vivo pela TV Assembleia, pelo YouTube e pelo Facebook da ALMG, com o objetivo de evitar aglomerações.

O SERJUSMIG convoca os Servidores de todo o estado para acompanharem o evento e reforça que não aceitará a retirada de direitos a portas fechadas, sem o necessário e amplo debate democrático como todos os interessados – parlamento, servidores públicos e sociedade – em respeito ao exercício da democracia.

O Servidor não é bode expiatório!

#NÃOaosRetrocessos
#NenhumDireitoAMenos
#NãoàReformaDaPrevidênciaEstadual

Confira também:

SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas