DESTAQUES

Notícias

Nota de apoio à greve sanitária dos Servidores da Justiça em São Paulo

29 de Julho de 2020 17:36:50


Nesta quarta, 29 de julho, o Brasil já contabiliza mais de 90 mil mortes em decorrência da Covid-19, além de mais de 2,5 milhões de casos confirmados da doença. No pico da doença no país, Tribunais de Justiça em diversos estados estão reabrindo para atendimento presencial, trazendo riscos aos Servidores e à população. 

No início da semana, segunda, 27, o Fórum Central do Rio de Janeiro foi caso de espanto e preocupação. Diante da informação de que o atendimento presencial seria reiniciado naquela data, a população se aglomerou em uma fila enorme, com centenas de pessoas, causando risco gravíssimo para todos os presentes. 

Em denúncia à grave situação, Sindicatos de Servidores do Poder Judiciário deflagraram greves em defesa da vida, contra a irresponsabilidade dos Tribunais em decretar o retorno sem condições de segurança garantidas. 

Depois da greve dos Servidores no Rio de Janeiro (entre 29 de junho e 16 de julho) e Pará (em greve desde 9 de julho), esta semana foi a vez dos servidores de São Paulo. Em uma assembleia virtual realizada pelo Sintrajus-SP, nesta segunda-feira (27), os trabalhadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deflagraram uma greve sanitária para protestar contra o retorno às atividades presenciais. 

O SERJUSMIG demonstra apoio irrestrito ao movimento grevista em defesa da vida. Defendemos o retorno das atividades presenciais somente quando a situação sanitária no país for segura, diferente do atual momento em que nos encontramos no pico de contágio do coronavírus, conforme apontam os dados divulgados até aqui.

Reforçamos a necessidade de EPIs, tapetes sanitizantes, aferição de temperatura, álcool em gel, barreira de acrílico, entre outras medidas necessárias para o retorno ao trabalho presencial. Também é fundamental o monitoramento de casos suspeitos e confirmados, a desinfecção dos postos de trabalho e a realização de testes entre os trabalhadores. 

O SERJUSMIG segue alerta e acompanhando as ações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que se prepara para o retorno gradual das atividades presenciais a partir de 03 de agosto. Esperamos que as práticas de segurança estejam garantidas em todas as Unidades Judiciárias e Comarcas do estado até a ocasião do retorno. 

Toda vida é importante!

Fila em frente ao Fórum Central do Rio de Janeiro em primeiro dia de retorno do atendimento presencial (27 de julho)


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas