DESTAQUES

Notícias

Pesquisadores indicam que segunda onda de Covid-19 no Brasil já é realidade

25 de Novembro de 2020 11:17:47


Pesquisadores apontam que ‘situação no Brasil se deteriorou fortemente nas últimas duas semanas. Início de uma 2ª onda de crescimento de casos já é evidente em quase todos os estados’. Fenajud alerta base para cuidados necessários, como uso de máscara, distanciamento social e hábitos de higiene, entre outros.

Nesta segunda-feira (23) a população brasileira foi surpreendida por informações divulgadas por pesquisadores em uma nota técnica na qual, baseados em dados da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, afirmam que o país vive o “início de uma 2ª onda”. O grupo formado por cientistas de diferentes universidades públicas faz uma série de recomendações para diminuir o impacto do crescimento dos casos e mortes por Covid-19.

Na Nota Técnica – 22/11/2020 Situação da Pandemia de Covid-19 no Brasil os especialistas apontam que “A situação no Brasil se deteriorou fortemente nas últimas duas semanas, e o início de uma segunda onda de crescimento de casos já é evidente em quase todos os estados, de forma particularmente preocupante nas regiões mais populosas do país”.

Além disso, os especialistas alertam que o crescimento no número de casos é consequência de “uma sistemática queda dos níveis de isolamento social, mas também da ausência de campanhas de esclarecimento e falsa sensação de segurança disseminada na população”.

O documento é assinado por seis pesquisadores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Salvador (IFBA), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade de Brasília (UnB).

 

Fenajud faz alerta

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) faz um alerta para a necessidade da promoção de medidas que evitem a propagação da Covid-19. Além disso, a entidade ressalta as dicas da Organização Mundial da Saúde, como:

  • Lavar as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
  • Manter uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
  • Usar máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto.
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
  • Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

 

Fonte: Fenajud


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas