DESTAQUES

Notícias

Nota de Esclarecimento – Casos de Covid-19 na Justiça de Minas Gerais

27 de Novembro de 2020 17:30:37


O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Minas Gerais - SERJUSMIG se solidariza com os Servidores e Servidoras do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, onde foram comprovados, recentemente, diversos casos de contágio de Covid-19. 

Dados do Consórcio da Imprensa apontam que foi identificado, no dia 20 de novembro, um aumento de 54% nas mortes por Covid-19 em comparação à média dos 14 dias anteriores, e uma alta de 77% nos casos de contágio. O número de contaminados no país até esta sexta, 27, já superou a marca de 6,2 milhões, além de mais de 171 mil óbitos em decorrência da doença, segundo informações do Ministério da Saúde. 

Os casos de contágio no Fórum Lafayette, confirmados na tarde de ontem, 26, levaram ao fechamento de vários postos de trabalho do local. De acordo com informações colhidas pelo SERJUSMIG junto aos próprios Servidores que trabalham no Fórum, estão temporariamente fechados 5 dos 65 postos de trabalho: SEAJUR - Secretaria de Apoio Jurisdicional; 1º Tribunal do Júri; 12ª Vara Criminal; 4ª Vara de Família; e 5ª Vara de Família. 

Infelizmente, os casos de contágio não se limitam ao Fórum Lafayette nem mesmo a Belo Horizonte. Frequentemente são reportados ao SERJUSMIG casos em outros postos de trabalho e comarcas do interior de Minas Gerais. 

Para saber a dimensão exata de como o coronavírus tem afetado os Servidores e Servidoras da Justiça, o SERJUSMIG solicitou junto a Gerência de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais-GERSAT/TJMG informações sobre a evolução dos casos de Covid-19 ao longo da pandemia, em especial nas últimas semanas.

A evolução dos casos no último período preocupa. O contágio tem se dado de forma rápida e os protocolos de segurança não se mostram satisfatórios. O Sindicato solicitou uma reunião com o presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, para discutir esse aumento de casos no Judiciário e buscar soluções conjuntas que garantam a preservação da vida de todos, advogados, magistrados, servidores e demais usuários do sistema de Justiça.

Diante do aumento de casos e insegurança, em ofício conjunto com o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - SINDSEMP-MG, a ser protocolado junto ao TJMG e MPMG, as entidades solicitam o retorno dos Plantões Extraordinários para o trabalho presencial e a retomada do trabalho remoto (home office) como regra geral para todos os Servidores e Servidoras do Ministério Público e do Poder Judiciário Mineiro.

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas