DESTAQUES

Notícias

Assédio Moral e Organizações Públicas ganha livro digital gratuito

26 de Janeiro de 2021 17:45:10


Tratar de Assédio Moral não é simples. Objeto de estudo do campo de Psicologia do Trabalho e outras há muito, o tema é tratado com profundidade e responsabilidade no livro “Assédio Moral em Organizações Públicas e a (Re)ação dos Sindicatos”, lançado gratuitamente em formato digital pela Editora CRV

O e-book trabalha com a ideia de que as Organizações Públicas e Sindicais, como órgãos que contribuem para o bem estar na sociedade, devem obter maior suporte para a prevenção e o combate ao assédio, principalmente em termos de políticas públicas.

Assim, o livro foi organizado com trabalhos de autores com expressão nacional e internacional, incluindo o artigo do consultor do SERJUSMIG, Dr. Arthur Lobato em parceria com Robert Wagner França, sobre o conceito de assédio moral e seu funcionamento e consequências em organizações públicas e sindicais, finalizando com medidas de prevenção e combate ao assédio moral. 

 

Pauta permanente do SERJUSMIG

O SERJUSMIG tem na sua história o combate ao Assédio Moral como permanente e imprescindível. Atualmente, integra a Comissão Paritária para combate a essa violação, formada por magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais-TJMG. 

No estado de Minas Gerais, pela ação política sindical, foi implementada a Lei 116/2011, que dispõe sobre a prevenção e a punição do Assédio Moral na Administração Pública Estadual, com regulamentação da comissão paritária no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

No dia 16 de maio de 2019 foi regulamentada no TRT-MG o Ato CSJT.GP.SG N.º 57, de 21/03/2019, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que institui a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral na Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.

A temática do assédio moral foi abordada nos dois seminários presenciais sobre a saúde dos magistrados e dos Servidores do Poder Judiciário, realizados pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ em março e setembro de 2019, bem como no seminário virtual, realizado em 2020, todos com efetiva participação do SERJUSMIG.

Comprometido com a luta ampla e com o bem estar de cada Servidor, o Sindicato ainda oferece aos filiados e filiadas o acompanhamento do especialista Arthur Lobato em casos de assédio moral ou sexual, ocorridos em decorrência das relações de trabalho. 

Caso algum Servidor ou Servidora esteja vivendo uma situação de assédio moral que está causando sofrimento ou até mesmo adoecimento, entre em contato com o SERJUSMIG em nossos canais de atendimento.


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas