DESTAQUES

Previdência Pública

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Minas Gerais-SERJUSMIG é comprometido com a luta por direitos dos Servidores Públicos de Minas Gerais e do Brasil. Assim, tem se posicionado contrário a projetos que promovem desmonte e prejuízo à Previdência pública no Brasil.

 

PREVIDÊNCIA FEDERAL

Desde o início dos debates sobre a Reforma da Previdência em âmbito federal, estivemos ao lado dos Servidores, unidos a outras entidades de diversas categorias para defender o direito constitucional à uma aposentadoria digna para todo trabalhador brasileiro, defender a Previdência do Brasil. Apesar dos muitos esforços da classe trabalhadora e todo o povo brasileiro, a Reforma foi aprovada em novembro de 2019. 

O SERJUSMIG conta com José Prata como consultor em Previdência, à disposição dos associados do SERJUSMIG e de seus familiares em um plantão telefônico disponível de segunda a sexta, das 9h às 11h30, pelo número (31) 3392.1518. 

José Prata Araújo é formado em economia pela PUC Minas, especialista em Direitos Sociais, especialmente em Previdência Social. É autor de cinco livros sobre direitos sociais, política e economia, além de cartilhas populares. 

Acesse o setor especial com Cartilhas e estudos elaborados pelo consultor sobre os impactos da Reforma da Previdência federal na vida e economia dos Servidores de todo o país

Veja também Cartilha geral Reforma da Previdência de Minas Gerais, onde José Prata elabora apontamentos gerais e informações sobre as principais alterações, em uma análise com apresentação das alterações e novas bases de cálculo da nova Previdência de Minas Gerais, após aprovação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 04 de setembro de 2020. 

 

MINAS GERAIS

Após mais de dois meses de luta e intensa mobilização do SERJUSMIG e categoria, junto a outras entidades de Servidores Públicos e parlamentares mineiros, foi aprovada a Reforma da Previdência de Minas Gerais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 04 de setembro.

O SERJUSMIG conta também com Diego Leonel como consultor na área. Advogado, membro da Comissão de Previdência da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/MG e especialista em Direito Previdenciário, Diego Leonel atua em diversos entidades e Institutos com consultoria, como o Institutos de Previdência de Servidores Públicos, Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário-IBDP, Instituto de Pesquisa, Estudo e Defesa de Direitos Sociais -IPEDIS, e outros.  

Acesse a cartilha Requisitos e regras da Nova Previdência - PEC nº55, elaborada pelo advogado com informações didáticas e detalhadas das Regras de Transição para aposentadoria voluntária por tempo de serviço (pedágio e pontuação) e por idade, além da aposentadoria especial.

O consultor disponibiliza também a cartilha Requisitos e regras da Nova Previdência - PLC nº46, que lista as novas orientações para aquisição de Pensão por Morte, Acumulação de benefícios, Aposentadoria por incapacidade permanente, e a atuais Alíquotas de Contribuição para Servidores ativos e aposentados. 

Acesse sessão especial onde Diego Leonel publica vídeos explicativos sobre a nova Previdência Pública em Minas Gerais, após aprovação da Reforma. Acompanhe! 

 

Clique na imagem acima e acesse a Calculadora da Previdência de Minas Gerais, elaborada pelo economista Thiago Rodarte e disponibilizada pelo SERJUSMIG. A ferramenta permite que cada trabalhador identifique o novo valor mensal e anual a ser pago a título de contribuição previdenciária, a alíquota efetiva que será aplicada, bem como o aumento em relação à alíquota cobrada atualmente. 

Disponibilizada também pelo economista Thiago Rodarte, a Tabela de Alíquotas apresenta as faixas de contribuição e alguns valores para exemplificar as alterações, de forma didática e esclarecedora.





SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas