DESTAQUES

Vídeos - Direito Previdenciário

Em nova série de vídeos, o consultor do SERJUSMIG, advogado e especialista em Direito Previdenciário Diego Leonel, apresenta as normas da nova Previdência de Minas Gerais, definidas após aprovação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 04 de setembro de 2020.

Acompanhe e entenda as alterações!


Vídeo 5: Como fica nova Previdência de MG – Aposentadoria por incapacidade permanente (por invalidez)

O advogado e especialista Diego Leonel fala aos Servidores mais uma vez sobre as novas regras da Previdência de Minas Gerais. Desta vez, o tema será Aposentadoria por Invalidez, nomeada agora como Aposentadoria por incapacidade permanente. 

Acompanhe o vídeo e conheça as mudanças após o dia 14 de setembro, quando entrou em vigor a Emenda à Constituição do Estado 104/2020. 

Vídeo 4: Como fica nova Previdência de MG - Novas regras para a aposentadoria voluntária

Em mais um vídeo sobre a Previdência Pública de Minas Gerais após a Reforma, o advogado e especialista em Direito Previdenciário Diego Leonel aborda a Aposentadoria Voluntária. Antes da reforma da Previdência, os proventos eram calculados com base na regra da proporcionalidade.

Pela Emenda à Constituição do Estado 104/2020, passam a ser exigidos do servidor 25 anos de contribuição, 10 anos de efetivo exercício e cinco no cargo. Os proventos deixam de ser proporcionais e passam a ser calculados com base em 60% da media das contribuições mais 2% por cada ano que ultrapasse o tempo de contribuição. No vídeo, o advogado explica as mudanças com exemplos. 

Vídeo 3: Como fica nova Previdência de MG - Regra de Transição por Pedágio

Em mais um vídeo, o especialista em Direito Previdenciário Diego Leonel explica a Regra de Transição do Pedágio, definida na Emenda à Constituição do Estado (EC) nº 104/2020, promulgada no dia 14 de setembro.

Válida para todos os Servidores atuais, a nova regra exige que o trabalhador cumpra a idade e tempo de contribuição exigidos. No entanto, é preciso também cumprir um ‘pedágio’ de 50% do tempo de contribuição que faltava até o dia 14 de setembro deste ano para completar  a meta total. Entenda a regra e tire suas dúvidas no vídeo.  

Vídeo 2: Como fica nova Previdência de MG - Regra de Transição por Pontuação

Neste vídeo, o advogado Diego Leonel analisa as normas da Previdência de MG após a promulgação da Emenda à Constituição do Estado (EC) nº 104/2020, no dia 14 de setembro. Diego explica a Regra de Transição nº1 para aposentadoria, a Regra de Pontuação, válida para todos os Servidores atuais. 

Ele aponta que, além de 10 anos de Serviço Público e 5 anos no cargo, os Servidores têm obrigação de preencher os requisitos previstos, de idade, tempo de contribuição e pontuação. Entenda as novas regras no vídeo. 

Vídeo 01: Como fica nova Previdência de MG - Contribuição Previdenciária dos Aposentados

O advogado, especialista em Direito Previdenciário e consultor do SERJUSMIG Diego Leonel inicia hoje uma nova série de vídeos com as normas da nova Previdência de Minas Gerais, definidas após aprovação na ALMG, no dia 04 de setembro de 2020. Acompanhe e entenda as alterações!

Neste primeiro vídeo, o consulto explica as mudanças na Contribuição Previdenciária dos Aposentados. Com a nova Previdência em vigor, o aposentado contribuirá sobre a parcela que supere três salários mínimos, cuja alíquota respeitará a progressividade de 11 a 16%, a depender da faixa salarial.

Outra alteração é na isenção dobrada de incidência da contribuição previdenciária, que já valia para os Servidores que possuem doença incapacitante e se estende para aqueles com deficiência.

Ver todos (5)




SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas