DESTAQUES

Notícias

Conselho de Representantes define calendário de lutas contra reformas

10 de Abril de 2021 10:10:58


Conselheiros dedicaram a reunião desta sexta (09) às vítimas da Covid-19, em especial aos servidores citados pelos dirigentes da base, o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo (Sindilegis), Gildo Gomes, e a servidora do TJTO, Mircia Pimenta.

 

A atuação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e outros temas de interesse dos servidores do Poder Judiciário Estadual foram debatidos nesta sexta (09), em mais uma reunião do Conselho de Representantes das entidades filiadas.

A rodada de encontros virtuais, iniciada em 2020 devido a pandemia da Covid-19, faz parte das atividades ligadas a luta contra a PEC 32/2020 – Reforma Administrativa e contra as propostas que tramitam no Congresso que podem ser prejudiciais à sociedade.

O objetivo do encontro foi dialogar com as entidades afiliadas para intensificar a mobilização em diversas frentes presenciais e virtuais para barrar a proposta. Além disso, definiram maior diálogo com as demais entidades, federações, centrais, fóruns estaduais e movimentos populares nos estados.

 

Homenagens

Os Conselheiros homenagearam e dedicaram um minuto de silêncio a todas as vidas perdidas pela Covid-19. Os membros do CR homenagearam as vítimas da pandemia, em especial ao ex-vereador da Serra e presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Espírito Santo (Sindilegis), Gildo Gomes, que morreu nesta sexta em decorrência de complicações da Covid 19.

Os dirigentes homenagearam, ainda, na reunião, a servidora Mircia Pimenta Aires, técnica judiciária, falecida na madrugada de quinta-feira (8/4) em Palmas-TO, também por complicações da Covid-19.

 

Calendário de lutas

Ainda na reunião, os dirigentes deliberaram por um calendário de lutas, proposto pela direção da coordenação colegiada da Federação. Entre as ações ficou definido:

 

Dia 15 de abril

Reunião com as federações, confederações, centrais sindicais e movimentos sociais, no horário das 14h às 17h. Sindicatos deverão ajudar a contactar as entidades sindicais para esta reunião.

 

De 19 a 30/04

Agitação de rua – A Federação irá colocar carro de som circulando em pontos estratégicos de Brasília, além de outdoors e/ou projeções em alguns prédios públicos da capital.

Destaque para ações em Joinville/SC, cidade de origem do Relator da Reforma Administrativa na CCJ da Câmara, deputado Darci de Matos (PSD).

Sindicatos de base: propomos que realizem as mesmas atividades nos seus Estados, colocando carros de som a circular no mesmo período acima (19 a 30/04). Aqueles que puderem, colocar bussdoor. Utilizar as gravações da Federação e colocar nas principais rádios do Estado. Colocar outdoors nas cidades onde residem os deputados federais a favor da reforma ou indecisos. A relação dos parlamentares está disponível na página Não à PEC 32.

 

1º de maio, pela solidariedade

Mutirão para coleta de alimentos, álcool em gel e máscaras.

Eixo: Defesa do Estado Brasileiro, Vacinação Já e Auxílio Emergencial de R$ 600,00.

A proposta é que toda a arrecadação seja entregue numa ocupação, na periferia ou numa instituição carente, no dia 06/05, no período da tarde.

Também propomos que o sindicato possa contribuir com um valor de dois auxílios emergenciais no valor de R$ 1.200,00. O valor arrecadado será utilizado para aquisição de alimentos que serão entregues à população carente pelas federações e centrais sindicais, no dia 04 de maio, em ato simbólico a ser realizado em Brasília-DF.

 

06 de maio – Dia Nacional de Lutas, com ato de entrega de alimentos em Brasília e nos estados.

 

Maio – Construção de um apagão de 24h no serviço público, ainda no mês de maio.

 

Fonte: Fenajud


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas