DESTAQUES

Notícias

15 de maio - Dia da/o Assistente Social

15 de Maio de 2021 08:16:21


A busca pela garantia de direitos é luta diária de milhares de Assistentes Sociais no Brasil. E não é diferente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Com atuação em diversas varas e setores do Judiciário Mineiro, a/o Assistente Social acompanha os casos de vulnerabilidade social de mulheres, crianças, adolescentes, homens e idosos em busca de soluções para problemas que exigem a intervenção da Justiça. 

Os desafios são muitos. Com atuação externa, em zona urbana e rural, as/os Assistentes Sociais se deslocam por grandes distâncias, muitas vezes em veículos próprios, ou até locais com alto índice de criminalidade, sem nenhum tipo de proteção pessoal, arriscando a vida e integridade física. 

Sofrem com a falta de autonomia para avaliação dos casos e determinação ou não de urgência, até a lida diária com as pessoas envolvidas nestes, muitas vezes de alta complexidade. No interior do estado, as/os profissionais enfrentam o desafio de se desdobrarem em todas as frentes de trabalho exigidas, muitas vezes sendo a/o única profissional do corpo técnico na Comarca. 

Durante o período de pandemia, as dificuldades se agravam ainda mais. A natureza do trabalho do Serviço Social exige atuação presencial e, com o isolamento social, o tempo necessário para conclusão dos estudos sociais se torna ainda maior, entrave já antigo na instituição. 

Há ainda a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que coloca o/a Servidor/a Assistente Social entre os mais vulneráveis ao risco de contágio pelo coronavírus (Covid-19). 

É preciso que o TJMG garanta autonomia técnica às/aos Assistentes Sociais do TJMG, profissionais capacitadas/os para avaliação de casos e determinação de urgência. Reforçamos, ainda, a necessidade URGENTE de disponibilização de EPIs em TODAS as Comarcas do estado. 

No atual contexto político, a falta de investimentos em políticas públicas no país é o maior desafio da/o Assistente Social, que se vê obrigada/o a atuar sem o apoio e referência dos setores que deveriam garantir esses direitos à população. O SERJUSMIG se coloca como mais um braço na luta por direitos sociais no Brasil, e para que tenhamos a assistência necessária à população e aos profissionais responsáveis por fazer o Estado chegar na vida das pessoas. 

O SERJUSMIG aproveita essa data comemorativa para prestar sua homenagem a essas/es profissionais que lutam por direitos todos os dias, fortalecendo a Justiça Mineira e ajudando para que ela de fato chegue às cidadãs e cidadãos brasileiros.


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas