DESTAQUES

Notícias

Sindicatos propõem nova emenda ao PL que reduz vagas na PV

16 de Junho de 2021 20:08:43


Para tentar reduzir os impactos do Projeto de Lei nº 2308/2020 na carreira dos servidores do Poder Judiciário Mineiro, o SERJUSMIG e o SINJUS-MG elaboraram nova emenda que foi apresentada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) durante reunião nesta quarta-feira (16), da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O relator do PL na CFFO, deputado Ulysses Gomes (PT) opinou favoravelmente à proposição, mas a matéria saiu de pauta após pedido de vista do deputado Zé Reis (Podemos).

O objetivo dos sindicatos é de que o texto do PL 2308/2020, de autoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), seja aprimorado de forma a reduzir o risco de congelamento da carreira dos servidores. Isso porque a proposta prevê a extinção de 368 cargos efetivos de Oficial Judiciário, consequentemente, reduzindo vagas nas próprias Promoções Verticais (PVs), já que elas são calculadas com base em um percentual sobre o total do quadro de pessoal efetivo do Judiciário.

Durante a reunião, a deputada Beatriz Cerqueira apresentou à Comissão a proposta de emenda elaborada pelos Sindicatos que inclui na legislação a permissão para que o Tribunal de Justiça, mediante resolução específica, possa aumentar em até 50% o número de servidores por classe distribuídos no quadro de pessoal. Assim, torna-se menor o risco de congelamento das carreiras, já que a Presidência do TJMG teria autonomia para ampliar o número de vagas nas PVs em caso de disponibilidade orçamentária e financeira.

Beatriz Cerqueira ressaltou que a emenda também pretende manter uma conquista da categoria construída em conjunto com o Legislativo em 2019, quando foi aprovado o PL da Unificação dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário. Na época, os servidores conseguiram a permissão de que o TJMG possa ampliar em 25% o limite de servidores por classes sem a necessidade de envio de projeto de lei à ALMG. “O objetivo é manter aqui o que nós decidimos em 2019”, reforçou a parlamentar aos colegas na CFFO.

Após a defesa da deputada, o relator do PL 2308 na Comissão, Ulysses Gomes, opinou a favor da emenda construída pelas entidades sindicais em parceria com a parlamentar. Tanto o texto formulado pelos sindicatos quanto o texto substitutivo número 2, elaborado pelo relator, estavam prestes a ser votados conjuntamente quando o deputado Zé Reis pediu vista do projeto. Desse modo, a matéria saiu da pauta e deve ser apreciada nas próximas sessões da Comissão.

 

Tramitação do Projeto

Na primeira semana de junho, o PL 2308/2020 foi pautado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seu parecer foi distribuído em avulso pelo deputado Sávio Souza Cruz (MDB). Em seguida, o texto substitutivo número 1, que promoveu apenas adequações na redação, passou na CCJ e também na Comissão de Administração Pública - CAP, onde o SERJUSMIG e o SINJUS, também por intermédio da deputada Beatriz Cerqueira, tinham apresentado outra emenda que eliminava por completo o limite de vagas nas PVs.

Na página da Assembleia Legislativa os Servidores e Servidoras podem registrar opinião sobre o Projeto de Lei. Os Sindicatos seguem em articulação com deputados aliados na luta para reduzir os danos do PL 2308/2020 e minimizar os riscos de congelamento na carreira dos Servidores do Judiciário Mineiro.

 

Com informações do SINJUS-MG
Foto:
Guilherme Bergamini / ALMG

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500 - Fax: (31) 3025-3521
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas