DESTAQUES

Notícias

SERJUSMIG Debate apresenta consequências do RRF

04 de Agosto de 2022 18:14:41


Na última terça-feira (02), o Sindicato realizou uma edição especial do SERJUSMIG DEBATE para discutir sobre as consequências da adesão do estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal. A discussão trouxe pontos importantes sobre os impactos que o RRF vai trazer para o serviço público e para a vida dos servidores.

Mediada pelos vice-presidentes do SERJUSMIG Ronaldo Ribeiro Jr. e Felipe Galego, a live contou com a presença de um especialista no assunto, o economista Frederico Melo, técnico licenciado do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e do diretor-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ), Alzimar Andrade. 

Em sua exposição, Frederico mostrou como as exigências do RRF vão prejudicar o serviço público e tirar direitos dos servidores. O economista esclareceu que o Regime não vai resolver o problema da dívida. Na verdade, ele agrava a questão. “Não tem nenhum perdão da dívida, é apenas um alongamento. E o Estado ainda pagará juros de mora, já que a dívida não foi paga quando deveria ter sido”, disse Frederico.

Alzimar trouxe o ponto de vista dos servidores do Rio de Janeiro, estado que já aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal em 2017. Ele apresentou a informação de que, mesmo se a Assembleia Legislativa votar a favor de direitos dos servidores, como a data-base e adequações na carreira, o conselho do RRF pode vetar projetos em defesa dos trabalhadores. "Tudo o que importe às despesas, mesmo que seja justificado, o conselho
veta”, afirmou Alzimar.

Além das exposições feitas pelos especialistas, ainda houve espaço para que os participantes da live tirassem dúvidas. Os mediadores e convidados reforçaram a importância da luta contra o RRF e outros tipos de projetos que prejudicam o serviço público. Na opinião dos presentes, a luta começa nas urnas, com a importância de votar em parlamentares e membros do executivo que representem o serviço público.

A transmissão completa está disponível no Youtube. Basta visitar o link ou pesquisar por SERJUSMIG SINDICATO na aba de pesquisa do site.

 

SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer

 

Visite nossas redes!
O SERJUSMIG está presente também nas suas redes sociais. Para receber as informações do Sindicato de forma rápida e eficiente, siga o @serjusmig no InstagramFacebook e Twitter. Se quiser ter matérias diárias diretamente no seu Whatsapp, basta salvar o número da comunicação, (31) 99778-3411, e pedir para ser inserido em uma das listas de transmissão.


<<< VOLTAR

Confira também:







SERJUSMIG :: Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - CEP 30180-109 - Telefone: (31) 3025-3500
Design por: Interlig
Desenvolvido por: Masterix Sistemas